FAB realiza Transporte Aéreo Logístico para a nova Estação na Antártica

Missão ocorreu entre os dias 26 e 28 de agosto. Foi o primeiro transporte realizado após a reinauguração da Estação
Fonte: 1°/1° GT, por Tenente Marlon
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Oliveira Lima

A carga transportada era composta por alimentos, medicamentos e equipamentos que serão usados pelos integrantes da Estação que há cinco meses não recebia apoio logístico, devido ao cumprimento dos protocolos e métodos de biossegurança para enfrentamento ao novo Coronavírus.
Para tanto, o Esquadrão Gordo foi engajado na A
ção de Força Aérea de Transporte Aéreo Logístico com Ressuprimento Aéreo pelo método CDS (Container Delivery System), modelo de apoio prestado em épocas de inverno, quando a única forma de ressuprimento da Estação Brasileira é via lançamento de carga, devido ao congelamento da Baía do Almirantado.

Segundo o Comandante da aeronave, Major Aviador André Nicolazzi da Rocha, apesar das intempéries do local a missão foi cumprida conforme o previsto. "Realizamos o lançamento da carga em nove passagens e todo material foi entregue na Estação com precisão", explica o oficial.
O Brasil faz parte do grupo de países signatários do Tratado Antártico, um acordo que possibilita as pesquisas científicas na região. Ao longo desses 37 anos, por meio do apoio aéreo, a FAB tem contribuído para viabilizar a presença do Brasil, uma vez que as características geográficas e o clima extremo dificultam o acesso ao continente.
Fotos: Esquadrão Gordo (1°/1° GT)
Nenhum comentário: