Marinha do Brasil resgata tripulante enfermo de navio mercante
14/06/2021

Detalhes do resgate por aeronave da Marinha do Brasil
O navio mercante “CMA CGM RHONE”, de bandeira de Malta e que se deslocava do Porto de Sepetiba para o Porto de Tanger-Marrocos, acionou, em 12 de junho, o Salvamar Sueste, estrutura orgânica responsável por Operações de Busca e Salvamento (SAR) na área do Comando do 1º Distrito Naval, reportando possuir um tripulante com sintomas de doença gastrointestinal grave e cuja avaliação médica indicava a necessidade de evacuação.
O navio, que se encontrava a 90 milhas náuticas (cerca de 165 km) de Cabo Frio (RJ), foi orientado a se aproximar dessa localidade e a Aeronave de Serviço da Esquadra (ASE), um SH-16 pertencente ao Comando da Força Aeronaval, sediado em São Pedro da Aldeia (RJ), decolou com uma equipe de Evacuação Aeromédica (EVAM) a bordo.

Equipe de EVAM da Marinha transferindo o tripulante
resgatado para a ambulância
Após o resgate, a aeronave seguiu para o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), onde a equipe SAR da Capitania dos Portos (CPRJ) apoiou o desembarque do enfermo para uma ambulância que realizou o traslado até um hospital no bairro de Laranjeiras.
A rapidez das ações e o profissionalismo das equipes permitiram que o enfermo fosse prontamente atendido em clínica especializada, sendo o diferencial no salvamento de uma vida.
Fonte: Marinha do Brasil.
Nenhum comentário: