FAB comemora Dia da Aviação de Caça e incorpora os caças Gripen
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou na sexta (22/04), na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro (RJ), a cerimônia militar em comemoração ao Dia da Aviação de Caça.
A solenidade marcou a imposição da medalha “Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura” e a incorporação das duas aeronaves Saab JAS 39 Gripen, que chegaram ao Brasil no dia 1° de abril.
O evento contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, acompanhado do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, do Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, alem de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica. As autoridades foram recebidas pelo Comandante da Base Aérea de Santa Cruz, Coronel Aviador Alessandro Barbosa Arrais de Oliveira.
Chegada da comitiva presidencial no Embraer 190 FAB2591 |
Incorporação dos caças Gripen
Para o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, a incorporação dos F-39 Gripen marca o início de uma nova era para a Força Aérea Brasileira.
Para o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, a incorporação dos F-39 Gripen marca o início de uma nova era para a Força Aérea Brasileira.
Saab JAS 39 Gripen matrículas FAB4101 e FAB4102 |
“Desde a sua criação a Aviação de Caça brasileira esteve em um patamar muito elevado e em função de dificuldades não era possível mais manter o mesmo nível das outras forças aéreas. Com a incorporação dos Gripen na sua configuração de combate, isso nos coloca novamente no mesmo patamar das melhores forças aéreas do mundo voltando à modernidade”, destacou.
Batismo
Batismo
Caças Gripen se posicionando para o batismo |
Na cerimônia, os Saab F-39E Gripen matrículas FAB 4101 e FAB 4102, primeiros de produção em série, receberam o batismo operacional, marcando a incorporação das aeronaves à Aviação de Caça brasileira.
Durante a celebração, foi anunciado pelo Comandante da Aeronáutica a aquisição de mais unidades do caça Gripen para a FAB.
Saab JAS 39 Gripen matrícula FAB4102 |
“O contrato de aquisição dos Saab F-39 Gripen será alterado com o acréscimo de mais quatro aeronaves, que nos possibilitará iniciar estudos para implantação desses vetores e mais uma base aérea. Em paralelo iniciamos estudos preliminares para aquisição de um segundo lote dessas aeronaves a fim de garantir que a desativação das aeronaves de caça mais antigas não acarrete perda da capacidade de cumprirmos nossa missão de defesa”, discursou.
Saab JAS 39 Gripen matrícula FAB4102 |
Reunião da Aviação de Caça
Caças F-5M do Esquadrão Pampa matrículas (esq para dir) FAB4869, FAB4834, FAB4859, FAB4873, FAB4812 e FAB4810 |
Durante a semana que precedeu o dia da solenidade, aconteceu a Reunião da Aviação de Caça (RAC).
Northrop F-5FM matrícula FAB4910 do Esquadrão Pampa com pintura comemorativa dos 45 anos de F-5 e seus 75 anos |
Além do anfitrião, o 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa), participaram da RAC os Esquadrões:
- Grifo (2º/3º GAV), sediado em Porto Velho-RO, com as aeronaves Embraer A-29 Super Tucano;
- Jocker (2º/5º GAV), sediado em Natal (RN), com as aeronaves Embraer A-29 Super Tucano;
- Pocker (1º/10º GAV), sediado em Santa Maria (RS), com aeronaves Embraer AMX;
- Pampa (1º/14º GAV), sediado em Canoas (RS), com aeronaves Northrop F-5M.
- Jocker (2º/5º GAV), sediado em Natal (RN), com as aeronaves Embraer A-29 Super Tucano;
- Pocker (1º/10º GAV), sediado em Santa Maria (RS), com aeronaves Embraer AMX;
- Pampa (1º/14º GAV), sediado em Canoas (RS), com aeronaves Northrop F-5M.
Embraer A-29 Super Tucano do Esquadrão Grifo |
Demonstração operacional
F-5M efetuando lançamento de bombas |
A solenidade contou com voos em formação das aeronaves Saab F-39E Gripen, Northrop F-5 Tiger e Embraer A-29 Super Tucano.
Embraer A-29B Super Tucano matrícula FAB5949 do Esquadrão Jocker ostentanto pintura comemorativa de 90mil horas de voo do A-29 |
Também foi realizada uma demonstração operacional pelos caças da FAB, com tiros e lançamento de bombas no estande tático da base.
AMX efetuando tiro e lançamento de chaff e flare |
História
No dia 22 de abril de 1945, os Aviadores do Primeiro Grupo de Aviação de Caça realizaram nos céus da Itália, entre o nascer e o pôr do sol, 44 missões de guerra em um único dia. Em um esforço quase sobre-humano, aquele seleto e reduzido time de pilotos e mecânicos brasileiros estabeleceu uma impressionante marca, a qual não foi suplantada ao longo de toda a campanha na Segunda Guerra Mundial, e talhou em livro de ouro o dia 22 de abril como o Dia da Aviação de Caça brasileira,
raffaellavianello03@gmail.com
ResponderExcluirraffaellavianello03@gmail.com
ResponderExcluirTOMMASO
Excluirtonyvianello10@gmail.com
Excluir