Header Ads

VEJA COMO FOI O CAFÉ DA MANHÃ COM O BRIGADEIRO BATISTA JUNIOR COMANDANTE DA FAB COM A IMPRENSA

Na manhã do dia 23 de Maio o Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Jr. esteve reunido com a imprensa para um café da manhã em Brasília, nesta reuniao foi apresentado os projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira, como Gripen, KC-390, KC-30 e o satélite de reconhecimento Lessonia.

Sobre o projeto do Gripen, foi apresentado um cronograma atualizado de entrega dos jatos, que deve prosseguir até 2027. O que estava no contrato inicial previa a entrega das 36 aeronaves até 2024.
Sobre as oito aeronaves da versão F-39F biplace, todas agora devem ser fabricadas integralmente na Suécia. No projeto inicial estava previsto a fabricação no Brasil e algumas unidades. A razão da mudança é promover a produção nacional do modelo F-39E monoplace, que tem mais chance de alcançar vendas para outros países e a indústria nacional participar com um maior número de empresas.
Foi definido também a compra de 40 caças Gripen, sendo 36 de primeiro lote e quatro caças adicionais que foram anunciados no dia 22 de abril durante as comemorações do Dia da Aviação de Caça na Base Aérea de Santa Cruz-rj Durante esta reuniião o Brigadeiro disse sobre o interesse de adquirir mais um lote adicional de 26 caças, totalizando 66 unidades, que ja está sendo negociados com a SAAB.
De acordo com o Brigadeiro Batista Junior os 66 caças prevê a abertura de um segundo esquadrão em uma base ainda a ser definida, que já está sendo estudada. A primeira unidade que operará os 40 Gripens será a ALA 2, na Base Aérea de Anápolis-GO.
O Brigadeiro Batista apresentou um cronograma atualizado de entregas da aeronave de transporte multimissão, que após a redução em seis unidades no número de aeronaves adquiridas, deve ter entregas até 2034. A previsão original previa 28 aeronaves entregues em 2027.
  • Um dos motivos apresentados pelo brigadeiro foi espaçar o programa para alocação de recursos entre o Gripen e o KC-390.Foi apresentado também um cronograma de certificações, incluindo o sistema de combate a incêndios MAFS. O KC-390 deve alcançar a Capacidade Operacional Final (FOC) em novembro deste ano. A Embraer está atualmente em tour pelo Oriente Médio com um KC-390 do Esquadrão Gordo, que depois segue para Ásia.
    Sobre as duas aeronaves de Reabastecimento Estratégico Airbus A330 adquiridos através de licitação da companhia Aérea Azul, Batista Jr. disse que a primeira aeronave deve chegar ao Brasil já pintada com as cores da FAB no dia 26 de julho, na Base Aérea do Galeão, onde será operada pelo Esquadrão Corsário (2º/1º GT).

No momento a  aeronave encontra-se na Jordânia para revisão, antes de seguir para Getafe, na Espanha, onde será convertida na versão MRTT pela Airbus. A primeira equipe de pilotos e pessoal de apoio já está em treinamento para operar os novos aviões que serão designados KC-30 na FAB.

Sobre o STOUT, as subistituições das aeronaves C-95 Bandeirante e C-97 Brasilia no serviço. Embora importante para substituição dos meios de transporte leve, não deverá ser retomado, com seu programa sendo oficialmente cancelado em até dois meses.
Na reuião tambem foi debatido o lançamento, do satélite de sensoriamento remoto Lessonia, um projeto que foi assinado em 2019 com a fabricante finlandesa IceEye que colocou em órbita dois satélites de pequeno porte, lançados pelo Foguete Falcon 9 da SpaceX de Elon Musk, no Cabo Canaveral, na Flórida.
Os satélites usam a tecnologia SAR (Radar de Abertura Sintética) para obter imagens com resolução de até dois metros. Em comparação, os atuais satélites em uso pelo Comando da Aeronáutica tem resolução de 40 metros. Os novos satélites do programa Lessonia será operados pelo Centro de Operações Espaciais (COPE) da FAB, sediado em Brasília.
O cronograma de entrega dos helicópteros H225M do programa HX-BR para as três forças armadas do Brasil (Exército, Marinha e Aeronáutica) também sofreu alteração. A totalidade de entregas deve ser agora atingida apenas em 2026, perante o cronograma anterior que previa 2016 com prazo final.

Além da mudança de cronograma, a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira devem receber novos helicópteros H125 Esquilo dentro do programa TH-X. Estes novos helicópteros não devem vir de novos investimentos, mas sim de cancelamento de três helicópteros H225M do programa HX-BR, sendo um de cada serviço.

Foi anunciado que a Marinha do Brasil receberá doze H125 e a Força Aérea Brasileira 15 unidades, todos fabricados novos pela Helibras em Itajubá. A aeronave H225M será reduzida pelo Exército Brasileiro e deve ser substituída por apoio logístico, já que os HA-1 Esquilo/Fennec foram recentemente modernizados e sem necessidade de helicópteros novos.

Em relação ao número de helicópteros destinados à Marinha do Brasil ter sido cancelado o quinto H225M Naval, por se tratar da versão mais cara e complexa do programa.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.