Header Ads

VEJA COMO FOI O EXERCÍCIO UNITAS LX III 2022 REALIZADA PELA MARINHA DO BRASIL



 No período entre os dias 8 e 22 de setembro, foi realizado um dos mais importantes exercícios navais do hemisfério sul, o mais antigo exercício marítimo internacional, o qual este ano chegou a sua 63ª edição, estamos falando da Operação UNITAS LXIII.

Este exercício é dividido em fases, começando com a fase naval, onde militares de 19 países e diversos meios navais atuam em conjunto, simulando uma força naval conjunta, realizando inúmeras atividades e simulações de cenários de acordo com tema tático, culminando com uma Operação Anfíbia Multinacional, este tendo como cenário a praia de Itaoca no Espírito Santo, onde no último dia 16 de setembro ocorreu o Dia "D", com um desembarque anfíbio envolvendo fuzileiros navais de 12 nações.











Durante o evento foram realizados exercícios conjuntos, simulando o resgate de civis, envolvendo diferentes armamentos e equipamentos, e o AeroDefesaNaval acompanhou de perto e você confere conosco algumas imagens fantásticas deste desembarque e o movimento das tropas.


















Durante a manobra fotografamos Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf) e os veículos blindados sobre rodas PIRANHA IIIC da Força de Fuzileiros da Esquadra, os norte americanos Joint Light Tactical Vehicle (JLTV) e o Light Armored Vehicle (LAV) do USMC, dentre muitos veículos e equipamentos destacados para essa grande operação.



















O Céu foi tomado por diversas aeronaves de asas rotativas, como nossos UH-15 Super Cougar do EsqdHU-2 "Pegasus" e UH-12 "Esquilo" do EsqdHU-1, os norte americanos UH-1Y Venom e o AH-1Z Viper, além de um exemplar do Mi-17 operado pelo México,


                                           UH-15 Super Cougar do EsqdHU-2 "Pegasus"








                                                                     UH-1Y Venom

 









                                                               AH-1Z Viper,



AH









A





Helicóptero Mi-17

                                                              Helicóptero Mi-17



No mar a tarefa de transporte e desembarque ficou a cargo de cinco navios anfíbios, os brasileiros Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, Navio Desembarque Multipropósito (NDM) “Bahia” e Navio Desembarque de Carros de Combate (NDCC)“Almirante Saboia”, o norte americano USS “Mesa Verde” e o Navio Multipropósito “Libertador” da Marinha do México.
                                       Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”


                                    Navio Desembarque Multipropósito (NDM) “Bahia”

                            Navio Desembarque de Carros de Combate (NDCC)“Almirante Saboia”

                                                                    USS “Mesa Verde”

                                    Navio Multipropósito “Libertador” da Marinha do México.

Além do Brasil, participaram Estados Unidos, Belize, Camarões, Colômbia, Chile, Coreia do Sul, Equador, Espanha, França, Guiana, Jamaica, México, Namíbia, Panamá, Paraguai, Peru, Reino Unido, República Dominicana e Uruguai. Ao todo, foram mobilizados 12 navios brasileiros e 8 estrangeiros, um submarino, aeronaves de asa fixa e rotativa, além de veículos terrestres.









































Confira mais fotos da UNITAS LX III.













































































O Vice-Almirante Carlos Chagas Vianna Braga do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra fala sobre o papel da FFE na UNITAS LX III e o balanço final do Exercício.

Agradecimentos: O Aerodefesanaval agradece ao Corpo de Fuzileiros da Esquadra e a Marinha do Brasil pelo convite para registrar a UNITAS LX III.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.