Header Ads

MARINHA ENCERRA ASPIRANTEX 2023

 


No período entre 16 de janeiro e 1º de fevereiro, nós embarcamos com a Marinha do Brasil na Base Naval do Rio de Janeiro (BANRJ), para trazer a você leitor, a cobertura do primeiro exercício realizado este ano pela Marinha do Brasil, foram mais de duas semanas no mar, navegando entre os estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina, acompanhando diversos exercícios, estamos falando de um dos mais importantes exercícios do calendário da Marinha do Brasil, a Operação ASPIRANTEX 2023.

A operação que contou com a participação de mais de dois mil militares e 291 aspirantes da Escola Naval, distribuidos nos cinco meios navais destacados para compor nosso Grupo Tarefa (GT), composto pelo NAM Atlântico, NDM Bahia, Fragatas Defensora, Liberal e Independência.










Durante a Aspirantex são realizados intensos exercícios de aprestamento e qualificação das tripulações e equipagens, sendo vital para manter a capacidade de pronta resposta de nossa Marinha a toda e qualquer ameaça, seja de superfície, aérea ou submarina.

Além dos meios de superficie, o exercício é de grande importância para qualificação e requalificação da Força Aeronaval, com as equipagens das aeronaves sendo submetidas a intensa rotina de operações aéreas embarcadas, realizando um variado leque de missões, oportunidade na qual é aferido o alto nível de preparo dos esquadrões.


Ao longo destas duas semanas, foram realizados variados exercícios, tais como qualificação e requalificação de pouso a bordo (QRPB), Operação Aérea Noturna com OVN, ações de guerra cibernética, trânsito sob ameaça aérea, demonstração anfíbia, trânsito com oposição de superfície, Light-Line e Leap Frog, transferência de carga leve (TCL), adestramento com armamento orgânico e individual, armar e desarmar aeronave, tiro sobre “killer tomato” com metralhadora, disparo de mísseis antiaéreos, exercícios de Controle de Avarias (CAv), entre outros.










 foco





O principal foco da Aspirantex 2023,  é proporcionar aos aspirantes da Escola Naval o contato com todas as atividades envolvidas pelo poder naval, sendo a oportunidade de conhecer na prática tudo aquilo que eles aprendem nas salas de aula, possibilitando se familiarizar com a vida no mar. Além desse importante contato com a prática, a Aspirantex é um momento muito importante na carreira do futuro oficial de Marinha, por o momento em que os aspirantes do segundo ano realizam a opção de corpo e especialidade que seguirão em sua carreira, onde podem optar pela Armada, Corpo de Fuzileiros Navais e Intendência.

 








Interoperabilidade e logística

Este ano a Aspirantex foi marcada por um exercício inédito, o qual amplia o nível de interoperabilidade entre a Força Naval e a Força Aérea. Neste campo, foi realizado pela primeira vez o lançamento de carga por uma aeronave da Força Aérea Brasileira para reabastecer os meios navais.

Na ocasião, uma aeronave C-130 "Hércules” efetuou o lançamento de carga no mar, capacidade de importância estratégica para operação de meios como o futuro submarino nuclear brasileiro, possibilitando reabastecer o mesmo com maior segurança e discrição.

Confira no vídeo abaixo o Lançamento de Carga no Mar:






Dando continuidade aos exercícios e qualificações das capacidades aéreas de prover logística, uma aeronave UH-12 “Esquilo” do EsqdHU-1, operando a partir da Fragata “Defensora” executou transferência de carga por meio de gancho do helicóptero, conhecido como “vertrep”, tal capacidade permite suprir os meios da esquadra por via aérea.

 


Demonstração Anfíbia

Nós acompanhamos a demonstração anfíbia, onde os aspirantes acompanharam e participaram de um exercício onde foram lançados a partir do NDM Bahia, Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf), modernas viaturas empregadas na projeção do poder naval sobre terra.

 







"Homem ao Mar!"

Foi realizado o exercício de “resgate de náufragos em grande escala”, onde os envolvidos treinam os procedimentos padrão para realização de resgate de vitimas de naufrágio.

 

Tal exercício é importante para manter a capacidade de pronta resposta diante da necessidade de prestar socorro a naufrágios envolvendo o resgate de uma grande quantidade de pessoas, como ocorreria no caso do naufrágio de um navio de cruzeiro, por exemplo.

Grupo de Mergulhadores de Combate (GRUMEC) em ação com Fast Rope: confira o vídeo e fotos  abaixo:










Operações Aéreas Noturnas

A Força Aeronaval durante a Aspirantex 2023 executou exercícios de qualificação em operações aéreas com emprego de sistema de visão noturna. Onde as aeronaves do Esquadrão "Guerreiro" e "Pegasus", empregaram Óculos de Visão Noturna ( OVN).

 




Tal exercício demonstra a capacidade da Marinha operar seus meios aéreos embarcados a qualquer hora do dia ou da noite, sendo um importante fator tático e estratégico do poder naval.

 Defesa Antiaérea

Durante a Aspirantex, foi realizado o bem sucedido lançamento de quatro mísseis antiaéreos “Aspide” com o sistema Albatros, onde os quatro mísseis travaram e abateram com sucesso seus alvos.

 




Esse adestramento demonstra a capacidade dos navios de escolta em prover defesa contra ameaças aéreas, se constituindo um importante elemento do Grupo Tarefa (GT).

O lançamento de mísseis não é algo simples como alguns de nossos leitores imaginam, não é simplesmente apertar um botão, exige uma preparação tanto logística quanto uma grande preparação do pessoal.

Visita aos portos

Os navios envolvidos nesta edição da Aspirantex, visitaram três portos, na primeira semana, o NDM Bahia esteve nos portos de Paranaguá e o NAM Atlântico no porto de Itajaí, ocasião na qual a população pode visitar os navios e conhecer mais sobre a nossa Marinha.

 















A Opção de Corpo

Durante toda a comissão os aspirantes assistiram a apresentações interativas com oficiais mais antigos, quando eles podiam tirar suas dúvidas e conhecer melhor a carreira e as histórias pessoais de quem já passou muitos desafios e conquistas que eles ainda irão viver.

Eles acompanharam as diversas atividades de cada corpo e especialidades durante a comissão, e no dia 30 de janeiro chegou o dia "D", a hora de fazer a escolha dis rumos de suas carreiras.

 


Os aspirantes podem escolher entre o Corpo da Armada, nas habilitações de Máquinas, Eletrônica ou Armamento; Corpo de Fuzileiros Navais, nas mesmas habilitações do Corpo da Armada; e Corpo de Intendentes da Marinha, na habilitação de Administração.

O resultado de suas escolhas depende da sua classificação dentro da turma, fruto de seu desempenho escolar.

Acompanhe a Entrevista com o Contra-Almirante Félix, Comandante da 2@ Divisão da Esquadra, 

No dia 1º de fevereiro, nos despedimos dos amigos que fizemos e is que reencontramos nesta missão, foram mais de duas semanas de muito trabalho, muito conhecimento que absorvemos, mas é hora de desembarcar e partilhar com nossos leitores o grande trabalho realizado pela nossa Marinha do Brasil, não nos esquecendo de agradecer a todos envolvidos e ao convite para acompanharmos essa missão.

Em breve publicaremos mais sobre o que ocorreu durante a Aspirantex 2023, confiram algumas imagens que capturamos durante essa verdadeira aventura em nossa "Amazônia Azul".

 

































































 



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.