Header Ads

MARINHA DO BRASIL REALIZA OPERAÇÃO FURNAS II

 

                                                            Foto: Sgto D. Cruz

A Marinha do Brasil realizou a segunda edição da “Operação Furnas 2023”, marcando mais uma vez sua presença no “Mar de Minas”, com a “Operação Furnas II” tendo ocorrido entre os dias 25 de setembro e 5 de outubro, conduzindo o adestramento de operações ribeirinhas, contando com mais de 700 militares, o que torna a “Operação Furnas” o maior exercício militar realizado no sul do Estado de Minas Gerais. 



O exercício vem crescendo cada nova edição, ampliando a capacidade de preparo da força anfíbia expedicionária da Marinha do Brasil, a qual encontra em Furnas um cenário propício as atividades de assalto ribeirinho, operações aéreas a partir de uma base aérea expedicionária (BAE), dentre as diversas capacidades de emprego da Força de Fuzileiros Navais, em diversos cenários, qualificando a tropa para enfrentar os mais complexos desafios.

Foto: Sgto D. Cruz

Uma novidade que foi introduzida nesta edição do exercício, é Centro de Comando e Controle Expedicionário, o qual entrega uma maior capacidade de prover consciência situacional por meio de Sistemas de Apoio à Decisão, como o Sistema de Consciência Situacional Unificada por Aquisição de Informações Marítimas (SCUA), possibilitando uma maior agilidade nas respostas ao desenvolvimento no campo de batalhas, um ativo de grande valor em cenários críticos, provendo informações e uma visão tática fundamental para que as tropas possam responder eficientemente as mais adversas ameaças no campo de combate. 

                      Capitão de Fragata Wendel Armani, Encarregado da Seção de Operações do Comando de Operações Maritimas e proteção da Amazônia Azul.  







A “Operação Furnas II” possibilitou o adestramento em diversos aspectos das operações em ambiente ribeirinho, qualificando a tropa para operar com eficiência neste desafiador bioma, o qual está presente em diversas regiões do Brasil.

Confira o vídeo abaixo do Vice-Almirante (FN) Renato Rangel Ferreira (ComFFE) falando sobre a importancia do emprego do Centro de Comando e Controle Expedicionário. 

Para finalizar a segunda edição do exercício, na quarta-feira (4) foi realizado o evento que destaca o apronto da tropa após todo trabalho realizado, o qual demandou muito esforço, dedicação e profissionalismo, sendo o ponto alto a realização da Demonstração Operativa.










Durante a Demonstração Operativa, estiveram presentes o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas Vianna Braga, o Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante (FN) Renato Rangel Ferreira e o prefeito de São José da Barra (MG), dentre outras autoridades e convidados, que assistiram uma exibição das capacidades de nossa Marinha do Brasil e seus Fuzileiros Navais em operações ribeirinhas. 




Furnas também foi palco da demonstração do JEEP Gladiator 4×4, apresentado pela VSK Tactical ao Comando do Material de Fuzileiros Navais (C-MAT), o qual foi submetido a algumas avaliações, sendo um potencial substituto das veteranas viaturas leves Land Rover Defender.


É sempre uma rica oportunidade para nós da mídia especializada acompanhar de perto o desenvolvimento de todo trabalho de preparo de nossas tropas, e isso marca o grande diferencial nosso como jornalistas de defesa, nos possibilitando uma verdadeira imersão, onde aprendemos na prática como é o dia a dia militar e todos os desafios que envolvem as operações militares, sendo um diferencial em nosso trabalho. Diante disso, aproveitamos para agradecer ao Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra, Comando de Operações Navais e ao Comando da Marinha do Brasil e todas organizações militares envolvidas, por nos receber e apoiar nosso trabalho em prol de divulgar o importante papel das mesmas na defesa de nossa soberania.

Confira mais imagens da Operação Furnas II abaixo:












Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.