Header Ads

Curso de Cobertura Jornalística em Área de Combate: COpPazNav Prepara Profissionais da Imprensa para os Desafios de Cobrir Conflitos Armados

 

Após uma intensa semana de palestras e treinamentos, chegou ao fim, na última sexta-feira (15), o I Curso de Cobertura Jornalística em Área de Combate. Sob a égide do Centro de Operação de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), 34 profissionais de imprensa, incluindo repórteres, editores, fotógrafos e cinegrafistas, concluíram com sucesso as atividades teóricas e práticas ministradas por militares da Marinha do Brasil. O curso, que teve como cenário o Complexo Naval da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, atraiu talentos jornalísticos de 10 estados brasileiros e do Distrito Federal, representando 30 veículos de comunicação distintos, dentre os quais, seis mídias especializadas em defesa.

Durante essa jornada de aprendizado, os participantes foram imersos em um vasto espectro de disciplinas, desde primeiros socorros até tecnicas de negociação, armamento, munições e ameaças nucleares, biológicas, químicas e radiológicas (NBQR). Além disso, foram treinados em técnicas de proteção pessoal, progressão em áreas urbanas, rapel, montagem de acampamento, análise de risco, dentre as diversas experiências a que foram submetidos. Cada atividade foi meticulosamente projetada para simular os desafios que os jornalistas podem enfrentar em ambientes de conflito.






















Esta iniciativa, gratuita para os participantes, foi realizada pelo COpPazNav, unidade certificada pela ONU no Brasil para treinamentos relacionados a missões de paz. A Marinha do Brasil proporcionou, além do treinamento, hospedagem e alimentação durante sete dias, recebendo os jornalistas nas instalações do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), demonstrando seu compromisso em capacitar os profissionais da imprensa para lidar com os desafios da cobertura em áreas de conflito.

O curso não apenas fortaleceu as habilidades profissionais dos jornalistas, mas também promoveu uma importante aproximação entre as Forças Armadas e a imprensa, contribuindo para uma compreensão mútua, surpreendendo muito dos jornalistas participantes, que até esta ocasião, tinham tido pouco contato com a Marinha do Brasil.

O último dia de curso, com certeza foi o mais carregado de emoções, após uma semana de interação e novos conhecimentos, a turma de jornalistas participou do “Cerimonial Bandeira” ocasião que  tomou todos pela emoção, assim como muitos dos presentes, reforçando o sentimento de brasilidade e patriotismo.

Após a cerimônia de formatura, muitos já questionaram quando haverá um próximo curso voltado aos profissionais de imprensa, demonstrando o grande sucesso deste primeiro curso, e que mesmo nós da mídia especializada, que temos acompanhado o dia a dia das tropas por muitos anos, ainda assim, assimilamos importantes lições e conhecimentos, nos restando aqui prestar o justo agradecimento a toda equipe envolvida na preparação e ministração deste curso, repetindo mais uma vez o brado de nossa foto oficial da formatura: “COpPazNav, ADSUMUS!!!”

Confira mais fotos do curso abaixo:










Agradecimento: O Aerodefesanaval agradece à Marinha do Brasil em especial ao CopPazNav por esta oportunidade para o enriquecimento e aprendizado da nossa profissão.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.