Header Ads

Marinha auxilia população atingida por fortes chuvas no RS

Militares, embarcações e aeronaves foram mobilizados para auxiliar a população gaúcha

Por Agência Marinha de Notícias

Devido às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul (RS) nos últimos dias, a Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA), enviou viaturas, embarcações e militares com a finalidade de prestar apoio à população, em conjunto com outras Forças e autoridades locais.


Desde a última terça (30/04), militares da CFPA, em conjunto com a defesa civil e à equipe do Corpo de Bombeiros, estão realizando o resgate de pessoas que estão ilhadas na região. Além disso, militares da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) deslocaram-se para a cidade de Cristal (RS), com uma viatura e uma embarcação de casco rígido.

Emprego de aeronaves 

Duas aeronaves da MB estão em condições de emprego, aguardando janela meteorológica para os sobrevoos: Uma aeronave UH-15A (Super Cougar) do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsdqHU-2) decolou do Rio de Janeiro, na última quarta-feira (1º), com destino a Canoas (RS), mas devido ao mau tempo precisou pousar em Florianópolis (SC); e a aeronave UH-12 (Esquilo Monoturbina) do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51), que já realizou duas tentativas de decolagem, contudo, em virtude das condições meteorológicas, teve que permanecer em Rio Grande (RS).

Comando Conjunto Taquari II
O Ministério da Defesa publicou, nesta quarta-feira (1º), portaria ativando o Comando Operacional Conjunto Taquari II para o emprego das Forças Armadas nos municípios em situação de calamidade pública. Nesse âmbito, Marinha, Exército e Força Aérea estão empregando 626 militares no apoio à população gaúcha atingida pelas fortes chuvas. O trabalho conjunto das Forças Armadas conta com 12 embarcações, 5 helicópteros, 45 viaturas e equipamentos de engenharia para transporte de material e pessoal.

Serviço
A comunidade atingida pode entrar em contato com a Marinha, por meio dos seguintes canais:

• 185 (número para emergências náuticas e pedidos de auxílio)
• (51) 3108-3255 (diretamente com a CFPA para outros assuntos, inclusive denúncias);
• E-mail: cfpa.segmar@marinha.mil.br.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.